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A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

 Reunião com a profa. Mércia (27/08)


A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram.

Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres, no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente levada a todos os alunos brasileiros. Espero, que apesar do descaso com a educação por parte de certos governos, isso mude, para que todos tenham acesso à educação de qualidade, não apenas à educação mínima que Libâneo cita em seu texto.

Após esse relato introdutório da professora, ela nos descreveu como estão sendo os protocolos da escola, como a medição de temperatura, os momentos de alimentação e de intervalos. Sobre as percepções de alunos a professora disse que eles estavam com saudades da aula, aceitaram bem a utilização do quadro e alguns reclamaram que a caligrafia foi prejudicada pelo tempo que passaram sem praticar a escrita à mão. Depois, a professora mostrou o roteiro de estudos e o que cada grupo (presencial e não presencial) irá receber por semana. 

Como o objetivo do nosso grupo ultimamente vem sendo estudar novas possibilidades de acesso à sala de aula sem nossa presença física, buscamos quais recursos estão disponíveis na escola e, especialmente, nas salas, pois os alunos estão passando praticamente todo tempo dentro delas. A professora citou que gosta de reproduzir músicas para os alunos, isso me despertou a ideia de levar aulas em formato de podcast para eles escutarem, já que temos essa ferramenta disponível. Executarei esse trabalho com o pibidiano Lucas, ele e eu iremos elaborar uma produção para a sala, em áudio e uma produção audiovisual no perfil do Instagram, para aqueles que estão em casa na semana que será passado o podcast em aula. 

Por fim, foi dividido entre os integrantes quais assuntos cada um irá ficar para começar as produções das próximas semanas.

Espero que todos consigam desenvolver novas estratégias nesse período importantíssimo de reintegração dos estudantes e, dessa forma, ajudar os outros grupos também.


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