A minha decisão de cursar Letras surgiu por uma curiosidade sobre linguística, palavras e literatura, que foi despertada no Ensino Médio. Já minha admiração pela docência veio bem antes, desde a alfabetização até o presente ela me acompanha, portanto não foi difícil escolher participar do PIBID, creio que as dificuldades ainda estão por vir.
Digo isto pois na minha aula inaugural (25/11/2020), tive o relato da professora Verônica que nos mostrou as maneiras as quais seus alunos do ensino fundamental respondem às atividades onlines- feitas devido ao distanciamento social- e como é específica a maneira como eles se comportam diante das redes sociais. A exemplo do relato de alunos que não queriam publicar trabalhos solicitados pela professora no status do whatsapp por diversos motivos, como vergonha, falta de coesão com o que geralmente postam, entre outros. Isso, para minha geração, já é bastante compreensível, o uso das redes para compartilhar interesses pessoais, e muito raramente divulgar algo sobre escola/trabalho/universidade, porém me surgiu a questão: será que vou conseguir me comunicar bem com meus futuros alunos? Eu não vou ensinar pessoas da minha geração, da minha idade, ou no popular da minha época, elas não terão a mesma bagagem cultural que eu e muito menos o mesmo comportamento, principalmente nas redes sociais, as quais mudam de um instante para o outro. Apesar de estar até agora pensando em como irei superar que as gerações não se entendem inteiramente bem, fico feliz de ver que basta o professor despertar o que os alunos fazem de melhor ou o que gostam de fazer, como mostrou a professora Verônica com tirinhas, livros e desenhos muito criativos feitos por seus estudantes.
A empolgação não poderia ser maior ao ver as inúmeras formas que a linguagem pode ser trabalhada, tanto nas salas de aula, como nas salas virtuais, sem precisar ser um fardo desenvolver a escrita e a leitura nas séries de ensino fundamental.
Ansiosa para o início desta expedição cheia de aventuras que será a docência.
Nathally Aciole
Acesso às aulas da professora Mércia
Muito bem, Nathally!
ResponderExcluirMuito obrigada, professora! :)
ExcluirMuito bem, Nathally!
ResponderExcluirMuito bem, Nathally!
ResponderExcluirMuito bem, Nathally!
ResponderExcluir