No encontro do dia 20/01/2021 vimos vídeos resenhas de mais alguns pibidianos, que mostraram suas interpretações e avaliações do livro. Depois das apresentações a professora Andréa retomou o tema de letramentos, a concepção de língua/linguagem e a dimensão política presente em toda manifestação da língua, citando novamente Carlos Alberto Faraco, o qual fala da língua como item político e social para além da instituição. A professora também nos mostrou a perspectiva social do letramento de Brian Street no livro Letramentos Sociais- Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento na etnografia e na educação. O autor diz que o letramento não está necessariamente ligado, por exemplo, à habilidade de elaborar um texto dissertativo e que a socialização e o contexto são também protagonistas do letramento. Achei interessante perceber a necessidade de adaptação do letramento para diferentes grupos sociais e que o professor deve se esforçar para conseguir entender o ponto de vista do alunos. Dessa maneira está sendo apresentada para nós a abordagem teórico-metodológica de etnografia educacional.
Para a nossa maior compreensão os professores Luiz e Andréa nos solicitaram uma atividade de identificação do método no filme Xingu- A marcha para o Oeste, que entregaremos após o recesso.
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