A seguir, a atividade proposta na última reunião, com o intuito de esclarecer mais sobre o método etnográfico.
Análise etnográfica a partir do filme Xingu
Sinopse: O filme, que foi lançado em 6 de abril de 2012, tem como principais personagens os irmãos Villas Bôas. Eles, que estudaram a vida inteira nos melhores colégios, decidiram se aventurar se alistando em um projeto: “ Roncador”. Nele, entraram em contato com os indígenas e tentaram ajudá-los de várias maneiras. Os brancos tentam roubar as terras indígenas, mas os irmãos não deixam porque se afeiçoam a eles, e encabeçam depois de um tempo a operação para tentar salvar o máximo de indígenas e deixá-los com o controle de suas terras. Tem duração de 102 minutos e classificação de 12 anos.
Contexto: O filme se passa no ano de 1943, no Brasil, durante o governo de Getúlio Vargas, com destaque para os irmãos Villas-Bôas que se alistam para a Expedição Roncador-Xingu, que tinha por objetivo povoar as terras do norte e usá-las para agropecuária. Os Villas-Bôas em busca de aventuras, deixam para trás uma vida confortável e socialmente estável.
Desenvolvimento: Durante a expedição os alistados percebem que estão cercados por indígenas, os quais mais tarde irão abrigá-los em suas tribos. Porém, o contato entre os homens brancos urbanizados com os indígenas leva a uma epidemia de gripe, a qual os irmãos Villas-Bôas tentam contornar pedindo ajuda médica ao governo e mesmo com auxílio metade da tribo é perdida. Durante a expedição os peões precisam entregar pistas de pouso para o governo reconhecer o território e apresentar os planos de divisão das terras, e os irmãos Villas-Bôas percebem que a urbanização das terras indígenas irá provocar tragédias em diversas tribos que nunca tiveram contato com outros povos e que moram nos lugares demarcados para construções, iniciando uma jornada humanitária de proteção e defesa dos povos indígenas do Xingu e a proposta da criação do Parque Nacional Indígena do Xingu.
Comentários
Postar um comentário