Pular para o conteúdo principal

1° acompanhamento das aulas

Hoje 22/03 meu grupo acompanhou a aula da professora Mércia para duas turmas do nono ano (T01 e T02), essa aula é a segunda do ano que a professora realizou com as turmas. Entramos na plataforma do Google Meet as 13:20 e esperamos que os alunos entrassem até 13:30. Compareceram em torno de 50 alunos dos 72 gerais.
- Apresentações 
A professora Mércia nos apresentou às turmas e à gestora presente que nos deram boas vindas e foram muito receptivos conosco, o que me surpreendeu positivamente, visto que estão sob o estresse do isolamento.

-A aula
Devido a alguns problemas técnicos, que são comuns em reuniões online, a professora precisou da ajuda das pibidianas Dafhine e Jaine para a apresentação dos slides.
Esses slides eram sobre artigo de opinião, o assunto da aula, eles foram explicativos sobre a definição e estrutura de um artigo de opinião, o qual a professora explicou passo a passo de como escrever um. Percebi que a professora sempre incentiva a participação dos alunos, que apesar de estarem com as câmeras desligadas geralmente respondiam quando a professora fazia uma pergunta e tiravam dúvidas no chat, alguns claro mais participativos que outros.
Mais adiante a professora apresentou uma charge e solicitou a resposta de uma atividade com 5 questões, nas quais os alunos deveriam expor suas opiniões sobre o texto e depois enviá-la por e-mail até amanhã. 
Achei a aula muito interessante, gostei de ter contato com a dinâmica de aula atual com o ensino fundamental e percebi que apesar das dificuldades encontradas é possível manter um ensino nesse momento pandêmico, mas claro que presencialmente a aula seria muito mais produtiva e com mais participações. A professora Mércia é muito empática e entende bastante as dificuldades dos alunos nesse momento e buscou ajudá-los sempre que precisaram, nos mostrando na prática o que estávamos estudando sobre o lugar do outro em etnografia.
No mais, estou muito ansiosa pelo o que está por vir e pelas próximas atividades do PIBID.

Registro da aula:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...