Nessa segunda-feira (29/03), não houve aula da professora pois a direção da escola convocou uma reunião. No entanto, houve o encontro do nosso grupo, no qual foi debatido os planos de ação individuais (que muitos manifestaram dúvidas a serem esclarecidas pelos coordenadores), o ajuste dos horários se aula da professora Mércia, que foram reduzidos para o modo à distância e, na maior parte do tempo, os tópicos da reunião da professora naquele mesmo dia.
Registro da reunião:
Os tópicos foram: a avaliação quinzenal, o planejamento curricular contínuo, o início e o término do bimestre (10/03 a 15/05), as datas das provas, a atualização do diário da professora (SAGEAL), a devolutiva dos alunos e o roteiro de estudos.
A professora citou que muitos pais de alunos reclamam que não está havendo a entrega das devolutivas, porém os alunos não estão realizando a atividade. Esse problema, ao meu ver, é consequência do ensino à distância, que deixa o aluno desmotivado e sem muita supervisão.
As provas, segundo a professora, serão realizadas pelo Google forms, para os alunos com acesso à internet e para os que não têm, assim como as atividades, serão fornecidas impressas nas escolas. Achei muito importante que a escola continua incluindo os alunos que não estão podendo participar do modo à distância, visto que os recursos para tal ato ainda não são democratizados em nosso país.
Outro fato que chamou minha atenção foi a aprovação/promoção de alunos arbitrária, que irá gerar muitas dificuldades futuras no ensino desses estudantes. Além de ser um fator desmotivador para outros alunos.
O próximo tema abordado pelos professores de português da escola será o Barroco, com o intuito de introduzí-los à Literatura. A professora nos mostrou as atividades que serão realizadas, nas quais as questões cercam as características da escola literária. Dessa vez, felizmente, o tema foi de escolha dos professores, dando uma liberdade melhor para os profissionais.
Por fim, espero que os alunos e as famílias se adequem ao método à distância para facilitar o ensino e a aprendizagem, respectivamente dos professores e dos alunos e que a escola continue dando mais liberdade aos professores sobre a temática abordada em sala.
Comentários
Postar um comentário