Pular para o conteúdo principal

Atividade: A abordagem metodológica da etnografia visando ao trabalho com os letramentos

Perguntas relacionadas ao artigo - O Ingresso nas Práticas Docentes dos Letramentos Sociais 
 1.
a) No artigo, um dos momentos que aponta para a preocupação de construir um lugar de fala que aponta posturas e imposturas é a percepção inicial dos bolsistas, integrantes do projeto, em trabalhar a leitura entre eles, pois teriam de trabalhar a leitura com os alunos da escola e perceberam a falta de familiaridade com o hábito de ler, percebendo, dessa forma, que o local de onde falavam precisava ser condizente com as atividades propostas.
b) No tópico 4 é possível notar que não há neutralidade de perspectivas, o que causa o "estranhamento com o novo", no relato de uma das bolsistas que compartilhou que sua alfabetização na língua portuguesa não teve um início fácil pois ela não tinha o domínio da língua por vir da Itália, essa experiência exemplifica que de certa forma o olhar neutro é impossível, considerando que todos terão histórias e socializações distintas.

Artigo: Pedagogia Transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura da convergência 
2.
a) É perceptível o "saber ver", onde crenças e conhecimentos cristalizados são repensados no projeto diante da mudança que ocorre na escolha da leitura para os alunos, que escolheram não ler os canônicos e a aceitação dos professores e dos bolsistas que perceberam a necessidade de mudar e repensar as escolhas junto aos alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...