Pular para o conteúdo principal

Reunião do grupo com a professora Mércia

A reunião de hoje foi o primeiro encontro apenas com o grupo orientado pela professora Mércia, do qual faço parte. Como dito na última publicação, a professora detalhou mais sobre a Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, na qual ministra suas aulas e que iremos acompanhar as turmas do 9° ano. 
Inicialmente nos foi dito o que há na estrutura da escola, que é consideravelmente grande, fiquei muito animada em saber da existência de uma biblioteca e uma sala de leitura. No entanto a professora também nos falou sobre uma reforma na quadra que precisa ser coberta novamente há anos e infelizmente ainda não foi realizada. 
Segundo a professora, a escola está inserida em um bairro do subúrbio da cidade e a comunidade ao redor utiliza também a quadra para ensaios de danças e outras atividades. Isso me fez pensar no positivo papel social que a escola desempenha ao seu redor e que ela é um agente muito importante para a população de um local. 
Também vimos algumas obrigações dos professores com a direção/coordenação e vice-versa, a exemplo da atualização do plano de ação da escola, apresentação dos cronogramas, divulgação de lives, cursos e encontros formativos, entre outras. Além disso, a professora nos mostrou que estão ocorrendo encontros, entre os professores, com temas muito relevantes no contexto atual como a educação integral e as competências socioemocionais e a priorização curricular, que estão sendo desenvolvidos pelas professoras Jeane Gomes e Glória Alves.
Por fim, a professora nos mostrou seu horário de aulas que antes eram divididas em 3 dias na semana para as 3 turmas dos nonos anos, mas que agora são realizadas somente em um dia, reunindo todas as turmas na segunda feira a tarde, período esse que acompanharemos as aulas, que serão feitas na plataforma do Google Meet. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...