Nessa segunda-feira, 05/03/21, pude acompanhar mais uma aula da professora Mércia, que dessa vez contou com a presença de mais de 40 alunos do nono ano T01 e T02.
A aula foi sobre o Barroco e a profa. iniciou falando do Barroco no Brasil e explicou que o movimento utilizou de diversos tipos de arte, como literatura, arquitetura, música, entre outros. Além disso, a professora apresentou o contexto histórico do movimento, a Contrarreforma e os embates religiosos.
Ao explicar as figuras de linguagem utilizadas no Barroco a professora perguntou se algum aluno lembrava o que era metáfora e metonímia. Nesse momento, um aluno disse que sabia o que era mas não como explicar a metáfora e nenhum respondeu sobre metonímia. Em seguida, a professora relembrou as figuras e os alunos responderam que relembraram. Sobre isso, refleti na falta de hábito de revisar assuntos passados em sala dos alunos em geral, não somente os das turmas da professora Mércia, visto que, depender do docente para retomar o assunto seria sobrecarregá-lo devido ao tempo reduzido de aula durante a pandemia e pretendo discutir esse tópico com a professora no intuito de ajudá-los a manter os assuntos frescos na memória.
A professora também solicitou que os alunos respondessem uma atividade com os conceitos fundamentais do Barroco e apesar de alguns terem tido dificuldade em enviar as fotos da atividade respondida para a professora, a pibidiana Dafhine ajudou fazendo um tutorial para os alunos que estavam com dificuldades.
Em suma, sigo aprendendo muito com a experiência, mesmo que de forma remota, no entanto continuo ansiosa para poder estar presencialmente vivenciando esse estudo de perto.
Comentários
Postar um comentário