Pular para o conteúdo principal

2° acompanhamento das aulas

Nessa segunda-feira, 05/03/21, pude acompanhar mais uma aula da professora Mércia, que dessa vez contou com a presença de mais de 40 alunos do nono ano T01 e T02.
A aula foi sobre o Barroco e a profa. iniciou falando do Barroco no Brasil e explicou que o movimento utilizou de diversos tipos de arte, como literatura, arquitetura, música, entre outros. Além disso, a professora apresentou o contexto histórico do movimento, a Contrarreforma e os embates religiosos. 
Ao explicar as figuras de linguagem utilizadas no Barroco a professora perguntou se algum aluno lembrava o que era metáfora e metonímia. Nesse momento, um aluno disse que sabia o que era mas não como explicar a metáfora e nenhum respondeu sobre metonímia. Em seguida, a professora relembrou as figuras e os alunos responderam que relembraram. Sobre isso, refleti na falta de hábito de revisar assuntos passados em sala dos alunos em geral, não somente os das turmas da professora Mércia, visto que, depender do docente para retomar o assunto seria sobrecarregá-lo devido ao tempo reduzido de aula durante a pandemia e pretendo discutir esse tópico com a professora no intuito de ajudá-los a manter os assuntos frescos na memória. 
A professora também solicitou que os alunos respondessem uma atividade com os conceitos fundamentais do Barroco e apesar de alguns terem tido dificuldade em enviar as fotos da atividade respondida para a professora, a pibidiana Dafhine ajudou fazendo um tutorial para os alunos que estavam com dificuldades. 
Em suma, sigo aprendendo muito com a experiência, mesmo que de forma remota, no entanto continuo ansiosa para poder estar presencialmente vivenciando esse estudo de perto.
Registro da aula:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...