Pular para o conteúdo principal

10a Reunião com a profa Mércia

 No dia 03/05, na noite do mesmo dia das revisões, realizamos outra reunião com o grupo. Nessa reunião a professora informou que a escola terá aula normal até o dia 21/06 e depois entrará em recesso até o dia 05/07. Durante a reunião a professora voltou a citar que, infelizmente as devolutivas dos alunos continuam sendo pouquíssimas e que os alunos preferem responder por WhatsApp a enviar e-mails com as atividades. Isso, infelizmente, é um obstáculo que o ensino remoto revela, os alunos, do ensino fundamental, ainda não estão preparados para lidar com as formalidades exigidas no âmbito digital educacional e por vezes não entendem a necessidade de certas condutas, como exemplo de enviar e-mails e não mensagens no WhatsApp. Na reunião, a professora Mércia perguntou se eu poderia mostrar como funcionaria o jogo que planejei para uso na aula e testamos a dinâmica entre nós do grupo, e como eu esperava eles acharam divertido, espero que os alunos também achem e consigam reativar na memória os tópicos da aula anterior sem mais problemas. Mais adiante, a professora Mércia nos avisou sobre o início dos trabalhos da preparação dos alunos para a Olimpíada de Língua Portuguesa. Para a olimpíada os alunos dos nonos anos estudarão o gênero crônica e a professora perguntou se gostaríamos de participar dessa preparação e a resposta dos pibidianos foi afirmativa. 

No mais, vejo que estaremos trabalhando em muitas áreas na escola e espero aprender e desenvolver novas habilidades com essas experiências enriquecedoras, com a ajuda dos meus companheiros de grupo e da profa Mércia.

Registro da reunião:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...