Pular para o conteúdo principal

11a Reunião de formação

 

A reunião geral (28/04) dessa vez, novamente, foi realizada com a participação dos pibidianos de todos os grupos apresentando seus trabalhos nas escolas para todos.

Inicialmente, o grupo da professora Mércia, do qual faço parte, mostrou como está usando o Instagram e suas ferramentas para interagir de maneira mais ativa com os conteúdos. Eu acredito bastante na efetividade dessa plataforma entre os alunos, visto que ela muito utilizada por eles diariamente, o que aumenta o contato dos estudantes com os conteúdos e com a escola, principalmente, no modo remoto. O nosso grupo, visando uma maior conexão dos estudantes, criou um perfil na rede dirigido especialmente para as turmas de nonos anos da EE Alfredo Gaspar de Mendonça, no qual é postado os slides dos temas das aulas e também testes de conhecimento sobre os assuntos nos stories (ferramenta do Instagram) Segue um registro do perfil:



Mais adiante, a professora Mítia mostrou o trabalho que estão desenvolvendo de webjornal, no qual a participação do alunos parece estar indo muito bem. A professora apresentou um vídeo feito por uma aluna apresentando sua opinião sobre as diferenças entre as aulas presenciais e remotas. Achei muito interessante a participação, pois houve um grande envolvimento com conteúdo por parte dos alunos, que contribuíram com a metodologia etnográfica, de certa forma, por mostrarem para quem os professores e os pibidianos estão falando.

Finalmente, os pibidianos da professora Socorro apresentaram os retornos dos alunos quanto as respostas deles sobre os conteúdos mais vistos por eles. O grupo vai fazer uma revista com a participação da turma, que irá colaborar com a construção com conteúdos da preferência deles. O trabalho, em minha opinião, trabalhará muitas habilidades dos alunos, contribuindo com o multiletramento e criticidade dos estudantes.

Em suma, todos os grupos parecem estar bem encaminhados com seus trabalhos e me encontro ansiosa para começar a identificar os avanços entre os alunos da escola em que estou atuando e também nas escolas dos outros pibidianos, principalmente, por estar trabalhando mais diretamente com os estudantes nesse momento. 

Registro da reunião:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...