Pular para o conteúdo principal

13a reunião com a profa Mércia

Mais uma reunião de grupo foi realizada (17/05), na qual debatemos as questões da escola, das aulas e da profissão docente em geral. 
Inicialmente, foi pensado em disponibilizar os conteúdos feitos pelos pibidianos para os alunos, que fizeram a prova dia 20/05, fora do Instagram também, pois apesar do nosso alcance em números ser bem considerável, ainda não é uma cobertura do número total de alunos. Por isso, a necessidade de ter esses materiais em outras plataformas surgiu, e houve uma iniciativa da pibidiana Jaine para organizar o trabalho do grupo no Google Drive, o que possibilita o acesso sem o gasto de memória nos dispositivos dos estudantes. Dessa forma, durante alguns dias foram enviados os trabalhos para a compilação geral. Essa situação me lembra que, apesar da grande popularidade da redes sociais nem todos possuem ou chegam a ter acesso diário à internet no Brasil, um país com desigualdades muito profundas, o que inquestionavelmente impacta a educação. Além disso, muitas pessoas ainda não tem acesso sequer a algum computador e/ou celular, o que com certeza trará graves consequências futuramente, não só na educação como também na economia do país.
Por fim, a professora reforçou que o crescimento nas aulas ocorre em conjunto, o que eu sempre concordei muito, pois não somente quem é aluno aprende, quem ministra as aulas também aprende muito e hoje, graças ao PIBID, posso afirmar isso com um pouco mais de experiência.

Link do drive com todo material do 1° bimestre feito pelo grupo da professora Mércia:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...