Pular para o conteúdo principal

3° acompanhamento das aulas

 Nessa segunda-feira (03/05), acompanhei mais uma vez a aula da profa Mércia com os pibidianos do meu grupo. Nessa aula a participação dos pibidianos também foi mais presente, como na outra semana, pois estamos trabalhando as revisões para as provas bimestrais dos alunos.

Como já citado em postagens anteriores, estamos utilizando o Instagram como suporte para levar os materiais aos alunos com maior facilidade e, dessa forma, aumentando o contato deles com os temas dados em aula.

A aula iniciou com as pibidianas Dafhine e Jaine, as quais terminaram de explicar o artigo de opinião para os alunos, de forma muito interativa, mostraram um artigo de opinião sobre um filme do universo Marvel, o qual alguns alunos gostam bastante. Achei que a escolha das pibidianas contribuiu muito com a participação e interesse dos estudantes, que gostaram muito da aula. 

Após a explicação de artigo de opinião, eu e Lavínya iniciamos a revisão de texto dissertativo, com o material que preparei e que foi postado no Instagram. No material tentei trazer de maneira leve e mais resumida do que a explicação dada durante a aula, com o intuito de incentivar uma leitura rápida dos alunos para revisão, visto que, publicações com textos muito longos não retêm a atenção visual por muito tempo, principalmente, entre adolescentes da faixa etária dos alunos da classe deles. Inicialmente, Lavínya explicou a definição do texto dissertativo, seus tipos e sua estrutura, de maneira bem clara e objetiva. Depois, eu iniciei a leitura completa de uma dissertação (feita por Lavínya), que usei para analisar junto aos alunos o que caracterizava o texto como dissertativo, focalizando também nas características estruturais do texto, com o objetivo de deixar a estrutura bem compreendida pelos estudantes, também questionei em alguns parágrafos se eles conseguiam identificar as características e a aluna Tamires foi bastante participativa, como também foi na explicação de artigo de opinião das outras pibidianas, e a aluna Mayra também participou falando um pouco sobre informações falsas nos textos, assunto de muita relevância atualmente. Mais adiante, para descontrair apresentamos um vídeo humorístico, que encontrei no Tiktok, de um professor explicando como fazer uma introdução e os alunos aparentemente gostaram. No final, Lavínya apresentou uma paródia escrita por ela, para a fixação do assunto e todos aprovaram bastante, pois realmente ficou muito legal e divertida. Infelizmente, não tivemos tempo de iniciar um jogo que preparei para os alunos jogarem e testarem os conhecimentos, mas faremos isso na próxima aula, também como forma de fechar a explicação.

No primeiro momento me senti nervosa e ansiosa para o momento da apresentação por ser minha primeira aula e com o decorrer da aula e a eventual participação dos alunos, respondendo minhas perguntas e não demonstrando dúvidas, fui me tranquilizando, apesar de ter enfrentado alguns problemas técnicos para apresentar a tela. No entanto, a pibidiana Jaine foi bastante prestativa e me ajudou muito nesse quesito. Espero perder esse nervosismo com o tempo e aproveitar mais o tempo em aula, o qual estou achando muito proveitoso. Ter essa oportunidade logo no início da minha graduação com certeza me ajudará a decidir se a docência realmente é o caminho que quero seguir.

Link da paródia: https://www.instagram.com/tv/COa7zRyFf-KcKAU_-2c-GQeQtM4J7Vdn2WG5gY0/?igshid=16cyzbxltwi9g

Parte do material que apresentamos para os alunos:















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...