Pular para o conteúdo principal

4° acompanhamento de aulas

 No dia 10/05, foi realizada mais uma aula com o acompanhamento dos pibidianos. Dessa vez, por motivos médicos não pude participar, mas, felizmente, a pibidiana Lavinya conseguiu apresentar o jogo, que eu havia preparado para os alunos, com muito êxito. As questões do jogo eram relativas ao assunto que havíamos trabalhado com estudantes na última aula, o texto dissertativo, com o intuito de revisar o assunto e deixá-los mais familiarizados com o tema. 

Haviam alguns receios de minha parte em torno do desenvolvimento do jogo durante a aula, pois, como foi pesquisado com o formulário respondido pelos alunos, a grande maioria deles assiste as aulas apenas por um dispositivo, e para a realização do jogo é necessário abrir outra janela a parte da aba da aula, sendo assim, o ideal seria eles terem dois aparelhos disponíveis. No entanto, para a minha surpresa e de meus colegas, a adesão ao jogo foi muito alta (mais de 60 alunos dos 87 presentes) e mesmo a maioria com apenas um aparelho eles conseguiram concluir o jogo, com ajuda da narração da Lavinya , pois as alternativas eram apresentadas na tela do Google Meet e o jogo era respondido em outra aba com a plataforma do Kahoot.

Tentei ser objetiva nas perguntas para proporcionar um jogo mais dinâmico, visto que o tempo da aula era necessário para o restante do grupo apresentar suas revisões de artigo de opinião e Barroco. A maneira como é organizada a plataforma do Kahoot proporciona, aos participantes do jogo, a possibilidade de ver os rankings após cada resposta e a quantidade de pontos dos jogadores, que ganham pontos baseado na resposta (correta) e na velocidade da resposta. De acordo com o feedback que recebi, os alunos se divertiram muito e ajudaram uns aos outros durante a partida para efetuar a entrada no jogo e explicar a dinâmica e, para isso, alguns chegaram a ligar o microfone. Com isso, fiquei muito animada, pois estamos encontrando maneiras de entreter os alunos com os conteúdos das aulas, facilitando, assim, o exercício da matéria, e também formas para prender a atenção deles, apesar do ensino remoto.

A aula seguiu com a revisão dos outros pibidianos, que continuam apresentando ótimos materiais, os quais estão sendo disponibilizados para os alunos no Instagram da turma feito por nós.

Registros do jogo:




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...