No dia 26/05 foi realizada a décima terceira reunião geral geral do PIBID, na qual o professor Luiz iniciou falando que o PIBID desse ano, provavelmente, será realizado completamente da forma remota, devido ao avanço moroso da vacinação contra COVID. No entanto, apesar da má notícia, estão ocorrendo grandes inovações na formação e na metodologia durante o projeto. Isso me fez refletir que mesmo diante das adversidades atuais, é inegável o avanço da introdução da tecnologia na educação e os impactos positivos que estão sendo gerados, tanto nas maneiras de ensino, quanto nas metodologias novas que os docentes tomaram conhecimento. Como consequência disso, os procedimentos tradicionais estão mais próximos da realidade do estudante e das linguagens utilizadas por eles.
Após essa introdução, o grupo da profa. Mítia mostrou os avanços feitos na escola. Inicialmente, a professora Mítia mostrou seus trabalhos e o dos pibidianos, e como é surpreendente ver os alunos com uma boa autonomia e com um ótimo desenvolvimento dos trabalhos. Eles vêm trabalhando na formação de um webjornal que conta com vídeos em formato jornalístico, os quais os próprios alunos apresentam, com temáticas escolhidas por eles, a exemplo do conteúdo sobre as dificuldades encontradas no Ead, onde os estudantes utilizaram animações para explicar situações que dificultam as aulas remotas, como as invasões inesperadas durante as reuniões online, entre outros. A professora pontuou que os alunos possuem liberdade para escolher o tema que irão trabalhar e a produção que irão fazer, o que considerei muito importante como forma de incentivá-los. Mais adiante os pibidianos do grupo mostraram como estão trabalhando em sala e como ajudaram nas aulas de tipologia textual, construindo mapas mentais e apresentando textos, assim como na produção de escrita criativa que está sendo feita com os estudantes.
Por fim, foi pontuado na reunião a importância da afetividade entre professor e aluno, e o quanto isso melhora a relação acadêmica/estudantil. Além disso, como padronizar/classificar os alunos afeta essa relação. Sobre isso, achei muito válido os tópicos levantados pelos professores, visto que na posição de estudante já percebi muitas vezes que o processo de ensino-aprendizagem é muito facilitado quando o professor tem uma boa relação com a turma, pois isso diminui o pedestal no qual os docentes são colocados e faz com que os estudantes sintam-se mais confortáveis na aula.
Comentários
Postar um comentário