Pular para o conteúdo principal

6° acompanhamento das aulas

 No dia 07/06, segunda-feira, participamos de mais uma aula realizada pela profa Mércia, na qual falamos um pouco com os estudantes sobre as provas bimestrais e tentamos animar aqueles que não obtiveram nota suficiente ao relembrar que ainda terão reavaliações no decorrer do ano, assim como desejamos boas férias para aqueles que atingiram as notas. Achei muito importante a atitude do grupo de amenizar o fato das notas baixas, pois é muito desanimador para a parte dos estudantes que não aproveita do recesso escolar saber que os seus esforços precisam ser maiores, no entanto, espero que a nossa mensagem seja bem recebida por eles. Após nossas considerações a professora prosseguiu com a aula, na qual o gênero crônica foi abordado, por se tratar do gênero trabalhado na olimpíada que se aproxima. A professora explicou os tipos de crônica, como fazer uma e uma atividade de interpretação textual para os alunos. Além disso, também foi realizado um jogo com os alunos. Achei muito bom ver a professora aderindo a gamificação, o que demonstra os avanços que o ensino remoto está trazendo.

Registros da aula:


Link do jogo: jogo






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...