Leitura: O Kahoot como ferramenta pedagógica no processo de ensino de línguas
Ainda incluída entre as leituras teóricas de Junho, sugeridas pelos professores, li o texto O Kahoot como ferramenta pedagógica no processo de ensino de línguas, e devido ao fato de já ter utilizado a plataforma de gamificação na sala de aula online achei a leitura muito pertinente.
Como visto em sala e com os resultados do artigo, o ensino com o uso do Kahoot! é extremamente positivo, visto a adesão que ocorre quando propomos atividades mais interativas e dinâmicas. Isso, de certa forma, coloca o aluno em contato com a presente atualidade da linguagem digital, a qual é gradativamente mais utilizada.
A plataforma se mostra muito eficiente para estimular a ativação dos conhecimentos vistos anteriormente em sala de aula, pois trabalha o tempo de resposta e, a depender da formulação da atividade, tópicos específicos no ensino de línguas. Além disso, incentiva uma competitividade saudável entre os estudantes com a visualização de um ranking de pontos a cada questão. Ademais, a aplicação ainda permite a visualização de uma tabela para o criador do jogo (nesse caso o professor) com dados sobre os acertos e erros por participante do jogo (o aluno).
Exercício feito em sala:
Exemplo de ranking final:
Portanto, concluo que a gamifiação com o uso do Kahoot! pode, durante o período da pandemia e também depois, ser uma grande aliada dos professores, tanto no exercício prático dos conhecimentos quanto na retenção da atenção dos estudantes.
Comentários
Postar um comentário