No dia 19/07 a aula foi sobre crônica linguística e abordou também a linguagem verbal e não verbal.
Inicialmente a aula foi ministrada pela profa Mércia e pelo Gerson, que apresentaram o conteúdo em slides no Google Meet. Os slides exemplificavam as linguagens verbais, não-verbais, mistas ou híbridas. Nesse momento, a participação dos alunos é pouca e direcionada para perguntas feitas pela professora.
A pibidiana Letícia e eu preparamos atividades para os alunos exercitarem os conceitos pela ferramenta Stories, do Instagram, na qual houve grande adesão dos alunos à abertura do microfone para responder as questões, as questões eram diversas e perguntavam ora sobre o conteúdo da imagem, ora se estava sendo utilizada linguagem verbal ou não verbal, enquanto também fazíamos outros questionamentos durante a atividade, com o intuito de verificar se os alunos compreenderam os conceitos apresentados anteriormente. Os conteúdos a seguir foram postados no perfil do Instagram.
No entanto na primeira atividade de leitura, na qual foi apresentada uma crônica sobre a atual gíria "cringe", infelizmente, a participação não foi tão efetiva. Notei que para as atividades de leitura de textos com linguagem verbal predominante os alunos, usualmente, não participam. Assim como foi na crônica apresentada pela professora Mércia A semana, de Machado de Assis. Porém, na leitura de tirinhas da turma da Mônica, quando foi feita uma tirinha com ajuda dos alunos, para o preenchimento dos balões do quadrinho, eles se mostraram mais participativos e interagiram bem conosco, após a abertura do chat. Solicitamos que eles enviassem sugestões de frases para cada balão e depois escolhemos um número aleatoriamente para selecionar qual texto iria ser incluído no balão.
Participações:
Essa situação me fez refletir sobre os motivos pelos quais a participação é baixa nas leituras. Pela experiência de estudante, creio que o ensino remoto é desgastante e nesse ponto os estudantes se encontram cansados com o ensino remoto, mas também, como visto nas primeiras atividades do PIBID, a leitura é pouco praticada pelos alunos brasileiros em geral, precisamos incentivá-la, sendo também exemplo para os estudantes.
Comentários
Postar um comentário