Pular para o conteúdo principal

Movimentações no Instagram

 Nos dias 30/07 e 03/08 foram realizadas algumas movimentações no Instagram da turma, com o objetivo de avisar aos alunos sobre como ficará a participação dos pibidianos e perguntar as opiniões deles sobre a volta às aulas.

No dia 30/07 foram postados vídeos produzidos pela pibidiana Jaine na ferramenta Stories do aplicativo, para solicitar a resposta dos estudantes por meio das caixinhas de texto da plataforma.

Os alunos estão bem divididos, alguns apoiam a volta às aulas e estão empolgados e ansiosos, outros não, também há aqueles que preferem presencial por causa das dificuldades no ensino remoto, entre outras opiniões. 

Já no dia 03/08 foi postado um vídeo (meme) exemplificando as expectativas dos alunos e dos pibidianos para a volta às aulas, com o intuito de explicá-los como ficarão nossas participações nas aulas, as quais serão cada vez mais voltadas para aplicativos, principalmente o Instagram, para manter contato com os alunos e deixá-los em contato com os conteúdos. 


Espero que seja possível encontrar soluções que ajudem a mitigar a falta que fará a participação ativa que tivemos nas aulas remotas. Acredito que estamos caminhando para uma maior concentração no perfil do Instagram e outros aplicativos para uma comunicação mais direta e rápida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...