No dia 28/07 ocorreu mais uma reunião geral com a presença de todos os grupos.
Inicialmente, o professor Luiz cedeu tempo para cada grupo apresentar seus trabalhos dos últimos dias.
Após isso, o nosso grupo iniciou as apresentações das produções que vem sendo feitas no Instagram para os alunos da escola, e também das adversidades que foram encontradas para a realização delas. A nossa proposta foi de relatar e registrar que as atividades remotas não são um mar de rosas, pois muitos obstáculos são encontrados pelos professores e, consequentemente, por nós, pibidianos, que estamos atuando também nesse momento histórico que a educação brasileira enfrenta. Entre as nossas reclamações destaco, por exemplo, a volta às aulas presenciais, a qual está sendo imposta aos estudantes da rede pública do estado de Alagoas, visto que, não ocorrerão atividades virtuais para aqueles que optarem por permanecer em casa e respeitar as regras sanitárias da pandemia do coronavírus. Além disso, apresentamos também a resistência da escola em aderir algumas das nossas sugestões, principalmente, na questão do chat das aulas remotas, que permanecia fechado durante muito tempo da aula impedindo não somente a interação entre os alunos, mas também a interação dos professores com eles, o que gerou muitas dificuldades nas realizações de atividades promovidas por nós nas aulas, as quais de repente passaram a ter a presença de várias turmas de nonos anos unidas. Também é destacada como são anticientíficas algumas propostas da escola, o que não é estimulante, mas ao mesmo tempo mostra a importância da presença do PIBID nas escolas. Esses fatores prejudicam tanto os pibidianos, quanto os professores e, por consequência, os estudantes.
O nosso intuito foi o de descrever nossa situação e a partir disso gerar debates, reflexões e talvez possíveis soluções, o que, infelizmente, não foi feito. Porém, recebemos um ótimo amparo dos outros pibidianos, os quais nos entenderam se colocaram a disposição de nos ajudar caso preciso, e das outras professoras supervisoras também.
Posteriormente, as professoras Mítia e Socorro apresentaram seus trabalhos e também alguns contratempos encontrados por elas. A professora Mítia relatou que o ensino será híbrido, como estão denominando agora a mistura entre o ensino presencial e remoto, e a professora Socorro disse que até aquele momento as informações sobre as aulas presenciais estavam um pouco obscuras. A professora Mércia explicou a dinâmica que será feita na volta às aulas presenciais. Por fim, os professores nos incentivaram a realizar as inscrições nos seminários propostos, mas também para apresentar nossas atividades no PIBID, assim como foi relembrada a realização do nosso relatório.
Comentários
Postar um comentário