Reunião geral (18/08)
A reunião geral iniciou com o professor Luiz cedendo um tempo para cada grupo. A primeira fala foi da professora Socorro, que já iniciou o ensino presencial e levantou questões muito importantes como a falta de internet da escola e o desamparo na volta às aulas. Para conseguir realizar atividades virtuais a professora está precisando usar seus próprios recursos de dados e rotear para a sua turma. Sobre isso o professor Luiz refletiu numa questão muito interessante, a escola vai voltar no tempo também?
Visto os avanços no uso de ferramentas digitais por parte dos professores, já era de se esperar que os alunos sentiriam falta de atividades que durante esse período foram agradáveis para eles. No entanto as escolas públicas, infelizmente, em sua maioria não possuem internet capaz de satisfazer essa vontade, o que é uma pena, pois assim como as aulas voltaram, desse jeito, volta atrás também todo o desenvolvimento de novas linguagens que os alunos estavam tendo contato.
Algumas outras questões surgiram, como por exemplo, como será a atuação dos pibidianos sem a presença em sala? A escola tem estrutura para essa volta?
A professora Mítia relatou que na sua escola haverá utilização de outras plataformas, o que eu acredito que seja muito positivo, visto que alguns alunos optaram, por questões de segurança, pelo não comparecimento nas aulas presenciais.
Além disso a professora Andrea apresentou materiais muito interessantes sobre a Leitura literária e questionamento sobre o que os professores podem fazer para incentivar a leitura literária de seus alunos. Por fim, assistimos ótimos vídeos de Luana Barth que falavam sobre a descolonização do pensamento do professor e a abertura para autores não brancos.
Comentários
Postar um comentário