Ao realizar a leitura do E-Book Projetos de letramento e formAÇÃO de professores de língua materna, principalmente, no quarto capítulo Ação e formação de professores de língua materna, surgiram reflexões sobre a profissão docente que acompanhamos ativamente no PIBID.
Ao discutir as competências do professor em sala (saber saber, saber ser e saber fazer), o texto vai além e discute a própria identidade do profissional e a necessidade de ressignificação da ação docente.
Vejo que com o PIBID, estamos mais dispostos a seguir novas práticas pedagógicas que rompam com a tradicional deposição de conhecimentos que ocorre, infelizmente, na maioria das salas de aula do país.
Assim como é citado no capítulo no processo pedagógico é necessário considerar as múltiplas experiências e as possibilidades de aprendizagem que existem. Isso se relaciona diretamente com muito do que trabalhamos com os alunos, com a nossa pesquisa etnográfica, a qual visa investigar os conhecimentos prévios dos estudantes e incluir isso de alguma forma nas atividades, de maneira que também consideramos outras atividades além dos exercícios convencionais, como exemplo das atividades realizadas no Instagram e pelo Kahoot, as quais desenvolvem não somente o assunto abordado pela disciplina, mas também promovem novos letramentos.
Portanto, considero que a leitura do E-Book foi muito enriquecedora e permitiu novas reflexões em torno da atividade dos professores e de metodologias diferentes que podem ser utilizadas em sala.
Comentários
Postar um comentário