Pular para o conteúdo principal

Produções Poéticas dos alunos

Publicamos na nossa página do Instagram produções poéticas feitas pelos alunos das turmas T01 e T02.

Muitos permaneceram na temática mais conhecida dos poemas, a paixão, porém alguns alunos foram além e falaram sobre liberdade, desigualdade, os prazeres da vida e sobre a própria tarefa de fazer um poema. 

Publicá-los no perfil é uma forma de valorizar a produção na qual eles colocaram esforço, mas também incentivá-los a continuar escrevendo.

É muito gratificante ver a evolução na escrita deles, principalmente, a liberdade que alguns já demonstram para escolher o tema e construir estrofes. Espero que eles não percam o hábito de escrever, que é muito importante tanto para o desenvolvimento da escrita, quanto para estimular reflexões pessoais, ainda mais no período da adolescência.

Links para as publicações: 

Produções 1

Produções 2

Comentários

  1. Gostei da forma como vc, na descrição das produções dos aluno, vai percebendo as diferenças temáticas. Nessas diferenças, vc consegue perceber o potencial da formação de uma identidade social, tão relevante quanto a construção da identidade individual. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...