A pauta da reunião geral de hoje, dia 23/02/2022, foi: Relato do início dos trabalhos nas escolas.
Inicialmente, o professor Fernando informou que os problemas com os horários e as distâncias que irão impedir a presença de alguns pibidianos nas escolas serão analisados individualmente e caso não seja encontrada uma forma deles estarem presentes, serão solicitadas atividades remotas.
Logo após, a professora Andrea conduziu as apresentações das professoras supervisoras. Quem iniciou foi a professora Dóris que descreveu o início das aulas, que nesse caso continuam sendo virtualmente, na modalidade EJA. A professora descreveu que seus pibidianos produziram vídeos de apresentação deles e do PIBID, os quais foram enviados via WhatsApp, assim como o conteúdo sobre o gênero crônica que foi trabalhado tanto em música, como em texto. No entanto, infelizmente, apenas um aluno se mostrou participativo durante a aula, sobre isso a professora disse que é comum e os pibidianos também expressaram suas impressões sobre a falta de interesse dos alunos, apesar dos esforços da professora. A professora Andrea falou sobre o cuidado a mais necessário para os alunos da modalidade EJA, pois seriam grupos mais desacreditados, além da necessidade de tentar novas formas de dialogar com eles.
Posteriormente, a professora Lívia iniciou sua apresentação, informando que o nível dos alunos está abaixo do esperado para o 3 ano após uma sondagem feita por ela. Além disso, a professora Andrea propôs que o ensino do gênero dissertativo argumentativo não é da mesma natureza da proposta da oficina Playlist e sugeriu a mudança da concepção inicial da professora Lívia.
Por fim, foi a vez da professora Mitia, que também continua com as aulas virtuais. A profa abriu um espaço para os alunos falarem os temas de seus interesses para serem trabalhados e explicou como será a oficina. Porém, alguns alunos ficaram com dúvidas sobre o desenvolvimento da atividade, já outros já escolheram o tema, como uma aluna que gostaria de falar sobre autoestima, pois é um tópico que a incomoda, achei isso muito interessante, pois abre espaço também para eles falarem sobre suas inquietações, não apenas seus interesses. A professora citou que está sempre junto a eles no desenvolvimento para demonstrar que está acompanhando e construindo junto deles o projeto, não somente exigindo a entrega.
É muito intrigante como uma mesma oficina pode ser pensada e elaborada de maneiras tão distintas como vimos que aconteceu entre as supervisoras. Estou interessada nesse desenvolvimento e em como iremos propor a oficina para os nossos alunos.
Registro da reunião:
Comentários
Postar um comentário