Pular para o conteúdo principal

Reunião Geral (23/02)

 A pauta da reunião geral de hoje, dia 23/02/2022, foi: Relato do início dos trabalhos nas escolas.

Inicialmente, o professor Fernando informou que os problemas com os horários e as distâncias que irão impedir a presença de alguns pibidianos nas escolas serão analisados individualmente e caso não seja encontrada uma forma deles estarem presentes, serão solicitadas atividades remotas. 

Logo após, a professora Andrea conduziu as apresentações das professoras supervisoras. Quem iniciou foi a professora Dóris que descreveu o início das aulas, que nesse caso continuam sendo virtualmente, na modalidade EJA. A professora descreveu que seus pibidianos produziram vídeos de apresentação deles e do PIBID, os quais foram enviados via WhatsApp, assim como o conteúdo sobre o gênero crônica que foi trabalhado tanto em música, como em texto. No entanto, infelizmente, apenas um aluno se mostrou participativo durante a aula, sobre isso a professora disse que é comum e os pibidianos também expressaram suas impressões sobre a falta de interesse dos alunos, apesar dos  esforços da professora. A professora Andrea falou sobre o cuidado a mais necessário para os alunos da modalidade EJA, pois seriam grupos mais desacreditados, além da necessidade de tentar novas formas de dialogar com eles.

Posteriormente, a professora Lívia iniciou sua apresentação, informando que o nível dos alunos está abaixo do esperado para o 3 ano após uma sondagem feita por ela. Além disso, a professora Andrea propôs que o ensino do gênero dissertativo argumentativo não é da mesma natureza da proposta da oficina Playlist e sugeriu a mudança da concepção inicial da professora Lívia.

Por fim, foi a vez da professora Mitia, que também continua com as aulas virtuais. A profa abriu um espaço para os alunos falarem os temas de seus interesses para serem trabalhados e explicou como será a oficina. Porém, alguns alunos ficaram com dúvidas sobre o desenvolvimento da atividade, já outros já escolheram o tema, como uma aluna que gostaria de falar sobre autoestima, pois é um tópico que a incomoda, achei isso muito interessante, pois abre espaço também para eles falarem sobre suas inquietações, não apenas seus interesses. A professora citou que está sempre junto a eles no desenvolvimento para demonstrar que está acompanhando e construindo junto deles o projeto, não somente exigindo a entrega. 

É muito intrigante como uma mesma oficina pode ser pensada e elaborada de maneiras tão distintas como vimos que aconteceu entre as supervisoras. Estou interessada nesse desenvolvimento e em como iremos propor a oficina para os nossos alunos. 

Registro da reunião:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...