Finalmente alguns de nós, pibidianos, pudemos participar presencialmente das atividades com os alunos na escola. Dessa vez, Dafhine e Matheus foram à escola e apresentaram o PIBID e os nossos trabalhos anteriores sob outra supervisão, para os estudantes entenderem como nós trabalhamos e qual o nosso objetivo. Além disso, eles bateram um papo com os alunos sobre a UFAL, perguntaram quem já havia ido até lá (poucos foram), na tentativa de afirmar que aquele local pertence também a eles, visto que, principalmente, como alunos do 3 ano do Ensino Médio eles precisam ter essa consciência de que a universidade é de todos.
A aula foi utilizada mais como espaço para apresentação e diálogo mesmo, já que a escola organizou uma festividade de carnaval para os estudantes e isso diminuiu o tempo de classe.
Foi muito legal ver os pibidianos pela primeira vez à frente de uma turma presencial, pois isso é o que muito de nós procurávamos quando entramos no PIBID, mas infelizmente não foi possível durante a pandemia.
Relatos dos blogs dos pibidianos que participaram:
Relato do Mateus
Demorou, mas finalmente o PIBID me proporcionou a experiência de estar à frente de uma sala de aula de forma presencial. No ano passado, eu e meus colegas tivemos oportunidades de ministrar as aulas virtuais em conjunto com a Profa. Mércia, e foram experiências muito boa. No entanto, estava ansioso pelo momento de, pela primeira vez, ir presencialmente a uma escola enquanto professor em formação do curso de Letras e sentir a como é a atmosfera escolar no papel de docente.
Por ser a primeira vez que iria a uma escola como pibidiano, pensei que ficaria mais nervoso. O nervosismo que senti foi ofuscada pela empolgação de finalmente ter chegado esse momento. No ônibus a caminho da Escola Estadual Maria das Graças de Sá Teixeira, só fiquei pensando em como iria ser, no que iria falar, na maneira com a qual falaria com os alunos.
Chegando na escola, encontrei a Dafhine, que, como os outros amigos do PIBID, tornaram-se amigos virtuais queridíssimos durante o programa. Pela primeira vez, estive na sala dos professores de uma escola não mais como aluno, agora como futuro professor, o que transforma o olhar sobre esse ambiente. A professora Lívia nos apresentou à diretora da escola, que nos recebeu muito bem.
Em direção à sala de multimídia para a aula, fiquei admirado com o tamanho e a estrutura da escola. É enorme e muito bem organizada. Fazia tempo que não ia a uma escola e ver aquele tanto de aluno me fez sentir como se tivesse voltado ao Ensino Médio. E como sinto saudade dessa época!
Na sala de aula, os alunos estavam bastante eufóricos, pois a escola estava em festa devido ao carnaval e, ao término da nossa aula, iriam curtir a festividade no pátio. Mesmo nesse clima atípico, eles prestaram muita atenção no que eu e a Dafhine apresentamos sobre o PIBID, os integrantes do nosso grupo e as atividades que já realizamos no programa.
Depois desse momento de apresentação do PIBID, conversamos com os alunos a respeito da nossa experiência na UFAL, tendo em vista que é uma turma do 3º ano do Ensino Médio, prestes a fazer a prova do ENEM e em um momento no qual é necessário tomar decisões que podem definir sua vida para sempre. Nesse momento, falamos sobre as oportunidades de bolsas, projetos e programas que há na UFAL; a respeito das modalidades dos cursos, entre outros assuntos ligados a vida no Ensino Superior.
A minha participação no PIBID, mesmo que aos trancos e barrancos, sempre consegue me fazer ter a certeza de que escolhi o caminho certo a seguir: o da educação, o do ensino. E essa experiência que tive me deu mais certeza ainda.
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