Pular para o conteúdo principal

11a Reunião com a profa Mercia

 No dia 05/05 realizamos mais uma reunião do grupo da profa Mércia. Nessa reunião a professora nos lembrou que era o Dia da Língua Portuguesa, que na minha opinião, um pouco tendenciosa, é uma das línguas mais bonitas do mundo, em todos os sentidos, e que precisa de mais valorização.

Na reunião as pibidianas Jaine e Dafhine lançaram a ideia de iniciar um tipo de monitoria com os alunos nas semanas que não tem aula na escola, por causa das reuniões dos docentes com a coordenação, para ajudar os alunos com mais dificuldades. Achei a ideia bem produtiva e lembrei da monitoria que existia na minha escola no nono ano, mas que era realizada pelos próprios alunos para ajudar quem estava com dificuldade nas aulas, geralmente, de matérias exatas, e como aprendi bastante naqueles encontros com meus colegas acredito que os alunos podem gostar da experiência também, mesmo que seja de forma um pouco diferente. A professora aprovou a ideia e nos informou que a devolutiva por e-mail dos alunos continua pouca e que a coordenação fez um vídeo tutorial com o intuito de fazê-los enviar as devolutivas sem mais dificuldades, espero que solucione a dificuldades de muitos, visto que as devolutivas são muito importantes para o controle da evolução dos alunos. Em suma, apesar das dificuldades encontradas vejo que a escola e os pibidianos estão encontrando soluções para os problemas, os quais espero que em breve sejam poucos e raros.

Registro da reunião: 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10a Reunião de formação

Na última reunião de formação, 14/04, os pibidianos de todas as supervisoras apresentaram suas experiências no acompanhamento das aulas. Achei muito interessante a proposta da reunião, visto que nós conseguimos expor nossos pontos de vista e notar algumas similaridade e algumas diferenças.  Notei que basicamente todos os alunos estão percebendo dificuldades com a participação dos alunos, que está muito reduzida durante as aulas remotas, e também com problemas técnicos que surgem durante ou antes das aulas, dificultando o andar do processo de aprendizagem e ensino. Tal cenário, infelizmente, é consequência tanto da pandemia quanto da forma com que esse meio foi imposto aos professores e alunos, que estão em situações nunca antes vividas, pelo menos entre a grande maioria, que encontra-se despreparada para lidar com certas situações. A minha percepção inicial foi que os alunos não costumam ligar as câmeras nem os microfones e que participam somente quando surgem dúvidas, ambos os cas...

Atividades finais

Finalmente, os alunos realizaram a atividade de narrativa digital criatura mitológica e o resultado foi ótimo.  Mesmo sendo alunos do último ano do ensino médio ainda podemos perceber algumas dificuldades na escrita, porém a produção deles foi muito satisfatória. Escolheram temas diferentes e importantes socialmente, além disso seguiram perfeitamente o texto descritivo, demonstrando que compreenderam os conteúdos de sala. Inicialmente, pensei que a atividade não iria deixá-los interessados, por um questão de idade, mas eles se comprometeram bastante e fizeram tudo com muito capricho. 

A dualidade educacional no Brasil (reunião de grupo)

  Reunião com a profa. Mércia (27/08) A professora Mércia e nós, pibidianos, discutimos novamente como nos faremos presentes na sala de aula, agora que as aulas presenciais voltaram. Inicialmente, ouvimos alguns relatos da profa., que descreveu alguns problemas estruturais que a escola ainda não resolveu, assim como os que foram resolvidos. Esse relato me lembrou o texto de José Carlos Libâneo, O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres , no qual o autor cita as desigualdades entre a escola pública e privada, suas consequências e o que gerou essa disparidade. É inevitável para mim, que estudei em escola privada, pensar que as dificuldades para superar os obstáculos que encontramos eventualmente seriam mínimas em uma escola privada, com recursos tecnológicos avançados e uma estrutura boa, e isso me faz refletir até que ponto a educação é para todos e quando a educação será igualmente...