Na reunião geral de ontem (01/09) ouvimos um parecer do professor Fernando sobre o relatório parcial e, posteriormente, a apresentação do trabalho de mestrado da Alessandra Miranda, que vem acompanhando o trabalho do PIBID nas escolas.
Após a breve análise do relatório feita pelo professor Luiz Fernando, a professora Andrea introduziu o trabalho que orientou da profa. Alessandra. A profa. Andrea relembrou a etnografia ao utilizar o termo "situações de estranhamento do professor pesquisador", que consiste na instabilidade provocada por contextos inesperados como o que vivem os professores nessa volta às aulas. A apresentação de título "O retorno das aulas presenciais: reflexões para o reingresso no contexto da pandemia" foi muito interessante e utilizou de reflexões de Renato Ribeiro, professor e cientista político brasileiro, Francisco Tonucci, pedagogo italiano, e Boaventura de Sousa Santos, sociólogo português.
As reflexões dos três pensadores misturam-se no trabalho de Alessandra, e propõem uma volta às aulas diferente da que ocorre na realidade, visto que os alunos passaram por uma experiência traumatizante e solitária no contexto da pandemia, é proposto um acolhimento prolongado e escuta dos professores para cada situação individual em detrimento de atividades conteudistas e fechadas.
Tais considerações foram de grande importância e sem dúvida contribuirão para as propostas de atividades futuras dos pibidianos com os alunos das escolas, os quais, mais do que nunca, precisam ser acolhidos com afeto.
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